segunda-feira, 22 de março de 2010

Engarrafamento chega a nove quilômetros na Alameda São Boaventura


TRANSTORNO

Publicada em 22/03/2010 às 13h32m - O Globo

Paulo Roberto Araújo
  • R1
  • R2
  • R3
  • R4
  • R5
  • MÉDIA: 4,8

Nós e você. Já são dois gritando. Clique e participe

Engarrafamento na Alameda São Boaventura se forma no primeiro dia oficial de funcionamento do Corredor Viário de Niterói. Foto: André Coelho

RIO - No primeiro dia útil de funcionamento do novo esquema de trânsito na Alameda São Boaventura, em Niterói, o engarrafamento chegou a nove quilômetros na manhã desta segunda-feira, atingindo o bairro Colubandê, em São Gonçalo. No trecho da Rodovia Amaral Peixoto conhecido como Caixa d'água, os passageiros chegaram a descer dos ônibus e caminhar para fugir do engarrafamento. A via expressa, com faixas exclusivas para ônibus, foi inaugurada no sábado pelo governador Sérgio Cabral e pelo secretário de Transportes, Júlio Lopes. Com o novo esquema de trânsito, os ônibus param em baias construídas sobre o canal da Alameda São Boaventura.

Os motoristas também enfrentaram grande engarrafamento no acesso à Ponte Rio-Niterói pela Rodovia Niterói-Manilha. O motivo é o afunilamento do tráfego na Avenida do Contorno. O engarrafamento chegou à Ilha das Flores, em Neves, São Gonçalo.

Veja as fotos do congestionamento

Especialistas em trânsito apontaram dois motivos para o grande engarrafamento registrado na manhã desta segunda-feira. O tempo dos sinais luminosos, que estão com igual duração para quem percorre a Alameda e para quem cruza a via expressa, é uma das razões. Na avaliação deles, o tempo do sinal verde para quem trafega pela Alameda deveria ser pelo menos o dobro do dos sinais das ruas que cruzam a via expressa.

Outro problema que está provocando a retenção é o cruzamento dos ônibus em frente ao Hospital Getúlio Vargas Filho, no fim da Alameda São Boaventura. Os coletivos são obrigados a trafegar pela pista da direita na RJ-104. Depois de pararem no ponto em frente ao hospital, eles cruzam a pista para acessar a faixa exclusiva, provocando a retenção que chegou a Colubandê, perto de Alcântara, em São Gonçalo.

O secretário de Trânsito de Niterói, Sérgio Marcolini, foi procurado para explicar o motivo do engarrafamento, mas não foi localizado.

http://oglobo.globo.com/rio/transito/mat/2010/03/22/engarrafamento-chega-nove-quilometros-na-alameda-sao-boaventura-916134323.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário