quarta-feira, 22 de maio de 2013

Niterói autorizada a contratar financiamento para a TransOceânica e túnel

22/05/2013 - Jornal do Brasil

Na obra está incluída a construção do Túnel Charitas-Cafubá, sem cobrança de pedágio
Jornal do Brasil

A Câmara de Niterói aprovou, na terça-feira (21.5), a autorização para que a Prefeitura de Niterói contrate o financiamento de R$ 292,3 milhões do governo federal para a construção da TransOceânica, via expressa de aproximadamente dez quilômetros de extensão que vai ligar o Engenho do Mato a Charitas. 

Na obra está incluída a construção do Túnel Charitas-Cafubá, com 1,3 quilômetro de extensão para cada uma de suas duas galerias, sem cobrança de pedágio. A  via também contará com corredor de BRT, seis terminais de integração e estações de embarque e desembarque de passageiros. O projeto prevê, ainda, a implantação de ciclovias.

O prefeito Rodrigo Neves comemorou a aprovação. “A TransOceânica é uma vitória histórica para Niterói. Uma obra prometida há 40 anos e que agora conta com os recursos para ser realizada. Ela será muito importante para ajudar a resolver um dos principais problemas da cidade, a mobilidade urbana”.

A TransOceânica é o primeiro grande investimento em mobilidade que a cidade tem em décadas e prevê a mudança de perfil de toda a região que é hoje o principal vetor de crescimento do município. Além do trânsito, a implantação do BRT também terá impacto no meio ambiente, já que será um transporte público de qualidade, eficiente e moderno, que vai evitar o excesso de veículos nas ruas, contribuindo para a fluidez do trânsito e reduzindo a poluição do ar.

O projeto da TransOceânica, uma das principais propostas de campanha do prefeito Rodrigo Neves, foi contemplado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O anúncio oficial da liberação dos recursos foi feito pela presidenta Dilma Rousseff em março.

 Licenciamento ambiental

Também na terça-feira, o site do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) publicou a Instrução Técnica para a elaboração do EIA-Rima da TransOceânica – Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental. A publicação é a primeira etapa para o licenciamento ambiental da obra. A instrução ficará no site do Inea por 10 dias para consulta pública. Após esse prazo, o órgão estadual emitirá notificação para a Prefeitura de Niterói contando o prazo para elaboração do estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário